segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Esterilização de Material Cirúrgico

Qual dos processos é mais eficiente para a esterilização de material cirúrgico, p.ex. peças metálicas:
a) Manter o material cirúrgico em água em ebulição à pressão atmosférica;
b) Utilizar um auto-clave e realizar esse processo num vaso fechado com características semelhante à de uma panela de pressão.

Antes de pesquisar é fácil de perceber que o processo mais eficiente é a esterilização em auto-clave, senão não seria este o método usado com o material cirúrgico. : )

A ebulição não é um verdadeiro método de esterilização pois não elimina formas resistentes. Enquanto que a ebulição tem como condição a fervura a 100º C durante 15min a autoclavagem consiste na exposição do material a vapor de água sob pressão, a 121°C durante 15min de modo a assegurar a morte de todas as formas de vida bacterianas.

A utilização de calor em ambiente húmido é um dos métodos mais eficazes de destruição de microrganismos.

A morte das células microbianas por acção do calor húmido resulta da desnaturação das proteínas e da destabilização da membrana citoplasmática. Ocorre quando as células são sujeitas a temperaturas superiores à temperatura máxima de crescimento dos microrganismos em causa.

A esterilização por calor húmido é efectuada em auto-clave. A auto-clave consiste numa câmara com vapor de água saturado à pressão de 1 atm acima da pressão atmosférica, a que corresponde, em locais ao nível do mar, uma temperatura de ebulição da água de 121ºC.

Sem comentários: